CAMPEONATO DE KART INDOOR - RESENDE
Cartilha de lances polêmicos
Situação 1: Totó Comun/simples
Descrição: Aquela batidinha na traseira que não causa nenhuma mudança de direção no kart da frente.
Punição prevista: NENHUMA.
Observação: Apesar de, a princípio, não haver punição, todas as ocorrências serão comunicadas ao diretor de prova. Caberá a ele, em função da frequencia, aplicar uma advertencia no piloto.
Situação 2: Totó forte
Descrição: Aquela batidinha na traseira que faz o piloto sair do seu traçado.
Punição prevista: ADVERTÊNCIA.
Observação: Se o ato resultar em ganho de posição, esta deverá ser devolvida.
Situação 3: Mega-Totó ou Bomba
Descrição: Aquela batida grosseira na traseira que chega a deslocar a cabeça do piloto pra trás com violência.
Punição prevista: ADVERTÊNCIA.
Observação: Se o ato resultar em ganho de posição, esta deverá ser devolvida.
Situação 4: Batida lateral deslocando o kart da frente
Descrição: Manobra em que o piloto joga seu kart de lado, fazendo o da frente de parede.
Punição prevista: NENHUMA.
Observação: Se o ato resultar em acidente, será dada uma advertencia ou stop and Go, dependendo da gravidade.
Situação 5: Ultrapassagem forçada causando batida
Descrição: Aquela que o piloto sai da fila e força ultrapassagem em um ponto onde não tem espaço, geralmente colidindo lateralmente com algum kart.
Punição prevista: em caso de ultrapassagem, troca de posição. Em caso de acidente stop and go. Apenas a retarada do kart da frente do traçado é advertencia.
Situação 6: Bandeira azul
Descrição: O kart vermelho(último) recebe bandeira azul e dá passagem para o azul(líder). O verde(que disputava com o vermelho) se aproveita e faz a ultrapassagem.
Punição prevista: nenhuma.
Observação: Cabe ao piloto que está recebendo a bandeira azul identicar para quem ele deve ceder a posição. Ele não é obrigado a ceder a posição de imediato, podendo escolher o melhor ponto para permitir a ultrapassagem. Contudo, ele tem o limite de duas voltas, podendo, ser punido com uma advertência ou um stop-and-go.
Situação 7: Empurrão comum/simples
Descrição: quando o kart de trás encosta no da frente e o empurra sem nenhuma mudança de direção no kart da frente.
Punição prevista: nenhuma.
Observação: Apessar de, a princípio, não haver punição, todas as ocorrências serão comunicadas ao diretor de prova. Caberá a ele, em função da frequencia, aplicar uma advertencia no piloto reincidente.
Situação 8: Empurrão forte
Descrição: quando o kart de trás encosta no da frente e o empurra alterando o traçado.
Punição prevista: advertência.
Observação: Se o ato resultar em ganho de posição, esta deverá ser devolvida.
Situação 9: Botar pra rodar
Descrição: quando após um totó ou empurrão de qualquer espécie, o kart de trás tira o kart da frente da pista, fazendo-o rodar, jogando-o nos pneus ou fazendo-o perder muito tempo.
Punição prevista: Stop-and-go.
Situação 10: Meio da pista
Descrição: quando o kart da frente, com o intuito de defender posição, anda no meio da pista, ao invés de escolher um dos lados.
Punição prevista: advertência.
Observação: Se o ato resultar em ganho de posição, esta deverá ser devolvida.
Situação 11: Zig-Zag
Descrição: quando o kart da frente, com o intuito de defender posição, muda mais de uma vez de posição.
Punição prevista: advertência.
Observação: Se o ato resultar em ganho de posição, esta deverá ser devolvida.
Situação 12: Fechada causando acidente
Descrição: quando o piloto não respeitar a preferenciale fechar o adversário, prendendo-o nos pneus ou fazendo-o rodar. Na aproximação da curva, a preferencial é sempre de quem está do lado da curva(por dentro) com o bico do kart a pelo menos na metade do outro. Neste caso, o kart que está por fora, mesmo que esteja um pouco a frente deverá ceder passagem.
Punição prevista: atop-and-go
Situação 13: Fechada
Descrição: quando o piloto não respeitar a preferenciale fechar o adversário. Na aproximação da curva, a preferencial é sempre de quem está do lado da curva(por dentro) com o bico do kart a pelo menos na metade do outro. Neste caso, o kart que está por fora, mesmo que esteja um pouco a frente deverá ceder passagem.
Punição prevista: troca de posição
Situação 14: Ultapassagem em bandeira amarela
Descrição: quando um setor da pista está sinalizando um acidente e algum piloto aproveitar a situação para fazer uma ultrapassagem.
Punição prevista: troca de posição
Observação: A aplicação da bandeira amarela é setorial. Não é permitida a ultrapassagem no setor indicado pela bandeira, mas passando o ponto de perigo, estão valendo as ultrapassagens.
Situação 15: Fechada na reta
Descrição: quando dois karts se tocarem lateralmente de forma brusca numa reta.
Punição prevista: advertência
Observação: Se o ato resultar em ganho de posição, esta deverá ser devolvida.